House S ou Casa S está localizada em uma silenciosa área residencial no centro de Tóquio. O terreno é um cul-de-sac, removido das ruas principais e foi outrora a residência de um samurai, por isso existem antigos pinheiros e zelkovas na área. Tais redondezas, mesmo no meio da cidade, impactaram significantemente o projeto.
A casa inclui diversos jardins em cada pavimento trazendo a paisagem da região para seu interior. No fim, a casa fará parte desta paisagem maior e, entretanto, as áreas verdes ao redor dela auxiliarão na questão da privacidade.
Os clientes queriam assegurar que pudessem aproveitar esta grande paisagem tanto quanto as obras de arte e móveis que eles colecionaram. Discutimos extensivamente o estilo de vida dos futuros moradores bem como a disposição desta mobília – e como moldar materiais, luz, ar e espaço para atender a este objetivo mais amplo.
Todos os materiais, iluminação e ambientes foram construídos no interior da casa para atuarem com a arte e a mobília, ainda sim exercendo suas funções. Para isso, os detalhes e cores foram considerados. Deveriam ser silenciosos, porém, possuírem uma identidade.
A maior parte dos detalhes do projeto foi desenvolvida especificamente para esta casa, com este propósito maior em mente, até cabos, degraus e janelas.
A estrutura é complexa, mas tentamos não a tornar visível. O espaço foi considerado primeiramente em termos de luz externa, fluxo de ar e organização da arte. Agradável de ver ou sentir em cada espaço e em cada nível, exibe claramente as quatro estações com diferentes luz e sentidos.